Planificação

O nosso projecto consiste na produção de um sabonete e um creme natural tendo como objectivo aproveitar as propriedades terapêuticas e os princípios activos das plantas.
A escolha deste projecto justifica-se com a ideia de que na actualidade são usados demasiados produtos químicos para o tratamento de problemas relativamente simples de pele. Desta forma, a concepção do nosso projecto assenta na elaboração de produtos naturais que não sejam agressivos para a pele de forma a contrariar esta tendência actual, lembrando os métodos tradicionais de utilizar a parte activa das plantas no tratamento de doenças. Este aproveitamento das propriedades medicinais das plantas é denominado, actualmente, fitoterapia.
O creme visa aproveitar as propriedades cicatrizantes e suavizantes das plantas para resolver problemas de pele como queimaduras, cortes, feridas, acne, manchas, entre outros problemas. Para a realização deste projecto procederemos a uma pesquisa de todas as propriedades medicinais das plantas de forma a escolher uma combinação adequada que solucione mais eficazmente os problemas acima referidos. Deste modo, foram escolhidas plantas (como por exemplo, sabugueiro, aloé vera e eucalipto), das quais serão extraídos os princípios activos das plantas pelo método da maceração.
Paralelamente à produção do creme vamos produzir um sabonete que inclua na sua constituição a menor quantidade possível de produtos químicos e que não seja agressivo para a pele. Assim, a realização deste produto será feita pelo método tradicional e de modo a que o pH seja neutro.
O produto final do nosso projecto consistirá na venda dos nossos produtos (após análise de qualidade) para o dia da mãe nas instalações do CRE. Para embalar o creme e o sabonete, para além da embalagem individual de cada um deles pretendemos criar uma embalagem apelativa que englobe os dois produtos conjuntamente. Em cada produto será colocado um rótulo com todas as informações necessárias e obrigatórias sobre os ingredientes utilizados na elaboração de cada um.